A Olimpíada Rio 2016 é especial para nós do Movimento Bambolê Brasil e Movimento Bambolê Rio em particular. Teremos aqui, pertinho de nós, as apresentações mais lindas de Ginástica Rítmica com arco, tanto nas apresentações individuais como nas em equipe.
Não é sempre que isso acontece. Dentre os 5 aparelhos utilizados nas rotinas de Ginástica Rítmica (GR), apenas 2 são selecionados para as apresentações em equipe. A Federação Internacional de Ginástica é que faz essa escolha para cada ciclo de 2 anos de competições.
Pois bem: Estamos no ciclo do arco, o biênio do bambolê na GR!!!
É verdade que por aqui as ginastas não gostavam da comparação do arco com o bambolê, associado a brincadeira de criança (pelo menos eu vi muito isso nas décadas de 80 e 90, gente). Mas com o crescimento do “hooping” no Brasil e no mundo, não há porque se chatear: Nós adultos amamos o bambolê! Nós adoramos dançar com ele e aprender manobras, lançamentos e acrobacias!
HOJE, 19 de agosto, a partir das 10h20min, começam as provas individuais classificatórias e a primeira atleta a se apresentar é Katsiaryna Halkina (BLR), com arco.
As russas são as favoritas, como sempre. Mas Hoopsie Daise, em seu artigo para o Hooping.org nos dá dicas de algumas das melhores:
- Yana Kudryavtseva – tri-campeã mundial: https://www.youtube.com/watch?v=afu0VeJ7MfY
- Margararita Mamun – medalha de ouro no arco em 2015
- Marina Durunda (AZE)
Temos uma brasileira nessa prova: Natália Gaudio, medalha de prata em 2014 nos Jogos Sul-Americanos. Que tal darmos nosso apoio mais que especial a ela?
Sugestão de programa nesse fim de semana: procure aquela amiga (o) que tem canal com transmissão ao vivo da Olimpíada do Rio!
A programação está aqui: www.rio2016.com/ginastica-ritmica-calendario-e-resultados
E se por acaso você estará na Arena Olímpica do Rio assistindo de pertinho, compartilhe suas fotos com a gente, por favor!
*Esse artigo foi escrito com base na publicação do Hooping.org: